Presidente do BAD saúda desempenhos macroeconómicos da Guiné Conakry
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) – O presidente do grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi A. Adesina, saúda os desempenhos macroeconómicos registados na Guiné Conakry nos últimos três anos considerando-os “excelentes”.
Em declaração à imprensa, à sua chegada segunda-feira última, à noite, à capital guineense, para uma visita de 48 horas, Adesina precisou que, em 2016, o crescimento é de seis por cento na Guiné-Conakry contra nove por cento assinalados no ano transato, antes de ultrapassar os 10 por cento em 2018.
"Nós devemos saudar estes desempenhos que demonstram a seriedade e o compromisso das autoridades de melhorarem para o bem-estar das populações”, regozijou-se o presidente do BAD.
Também se congratulou com “a exemplaridade” da cooperação entre o BAD e a Guiné Conakry.
Adesina, que acaba de assistir à inauguração da sede-local da sua instituição na Guiné Conakry, acrescentou que haverá “encontros frutuosos” com o Presidente guineense, Alpha Condé, com quem, disse ter partilhado convergências de pontos de vista sobre várias questões de desenvolvimento.
Durante o fórum sobre as zonas económicas especiais, iniciado segunda-feira em Conakry, o representante do BAD no país, Leandre Bassolé, disse que, no período 2018-2022, a instituição financeira vai injetar mais de 200 milhões de dólares americanos nos setores da energia e da agricultura na Guiné-Conakry.
Para a construção da estrada Boké-Quebo na Guiné Conakry e na Guiné-Bissau, (corredor rodoviário transafricano N.º 7), de 107 quilómetros de comprimento, lançada em junho último, o BAD contribuiu com 36 milhões euros duma soma global de 76 milhões necessários.
A cooperação entre a Guiné Conakry e o BAD remonta a 1974, e desde então, a instituição financeira possui uma carteira de projetos, largamente dominada pelos setores das infraestruturas rodoviárias, da energia e da agricultura.
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 23julho2019