Agência Panafricana de Notícias

Presidente do BAD reúne com Barack Obama

Dakar, Senegal (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) informou que o seu presidente, Donald Kaberuka, deslocar-se-á à Tanzânia neste fim de semana para se encontar com o Presidente norte-americano, Barack Obama, que vai efetuar uma visita oficial de dois dias a este país a partir de 1 de julho.

Durante a sua estada na Tanzânia, Kaberuka vai participar no lançamento da iniciativa "Power Africa", que será inaugurada pelo Presidente Obama no quadro de um novo plano para a distribuição de eletricidade no continente.

O BAD revelou num comunicado que a iniciativa é fruto de uma parceria multi-atores envolvendo os Estados Unidos, o BAD e seis países.

O Quénia, a Tanzânia, a Etiópia, o Ghana, a Nigéria e a Libéria foram identificados como países prioritários que vão albergar os primeiros projetos.

''A iniciativa vai aumentar o acesso à eletricidade, aumentar o intercâmbio transfronteirço da energia e promover a gestão eficiente dos recursos energéticos'', sublinha o comunicado.

O BAD desembolsou mais de 1,63 bilião de dólares americanos para financiar infraestruturas energéticas nestes seis países por esta iniciativa durante os últimos cinco anos, dos quais 1,4 bilião de dólares no quadro do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD).

Os Estados Unidos contribuem muito para o Fundo que está no seu 13º reaprovisionamento.

O continente africano ''paga caro o défice de infraestruturas, nomeadamente no setor da energia. Apoiando-se atualmente nos recursos do setor público e privado, local e estrangeiro, ele pode gerar importantes dividendos”, sublinhou Kaberuka antes da sua visita.

O BAD revelou recentemente planos para o novo "Africa50Fund", uma solução importante e audaciosa que visa a ajudar a ultrapassar o défice de financiamento no setor do transporte, da energia, da água e dos sistemas de comunicação em África.

"O banco comprometeu-se a trabalhar em parceria com os membros da região para assegurar que permanecem na via do crescimento sustentável”, sublinha o comunicado.

Uma parte da viagem do Presidente americano à Tanzânia vai incidir sobre a iniciativa visando estimular o crescimento económico e o desenvolvimento em África graças ao acesso acrescido à energia fiável, acessivel e sustentável em África.

-0- PANA MLJ/VAO/ASA/AAS/SOC/CJB/TON 29jun2013