Conakry, Guiné (PANA) - O Presidente da Transição na Guiné-Conakry, coronel Mamadi Doumbouya, nomeou terça-feira novos titulares da chefia das forças de defesa e segurança, incluindo o chefe do Estado-maior General das Forças Armadas (CEMGFA)
O coronel Sadiba Koulibaly é o novo CEMGFA, em substituição do general Namory Traoré, em funções desde 2010 e já admitido à reforma.
O Presidente de Transição também nomeou os novos chefes do Estado-Maior do Exército, da Marinha e da Força Aérea, bem como os seus adjuntos.
O coronel Abdoulaye Keïta, conhecido como "Commando fakhè", é agora o inspetor-geral das Forças Armadas.
Por seu turno, o coronel Balla Samoura é o novo chefe do Alto Comando da Gendarmaria Nacional e diretor da Justiça Militar, em substituição do general Ibrahima Baldé, no cargo desde 2009 e também admitido à reforma, segundo um decreto lido na televisão pública.
O novo promovido à Gendarmaria foi, até à tomada do poder pelo Comitê Nacional da Coligação e Desenvolvimento (CNRD), a 05 de setembro passado, comandante da Gendarmaria regional de Conakry.
Num outro decreto, o Presidente de Transição mandou à reforma 44 generais doas Forças Armadas, incluindo o ex-chefe de Estado interino (2009-2010), general Sékouba Konaté.
-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 13out2021