Presidente de transição no Mali apresenta pêsames por morte de Amadou Toumani Touré
Bamako, Mali (PANA) - O Presidente da Transição e chefe de Estado no Mali, Bah N'Daw, enviou as suas condolências à família do ex-Presidente do Mali, Amadou Toumani Touré (ATT 2002-2012), falecido na noite de segunda a terça-feira, em Istambul, na Turquia.
"Em nome do povo maliano, em meu nome e no dos ex-chefes de Estado, Alpha Oumar Konaré, Dioncounda Traoré e Ibrahim Boubacar Kéita, apresento as minhas mais sinceras condolências à viúva do falecido, Touré Lobbo Traoré , aos seus filhos, aos seus parentes, bem como aos seus numerosos amigos e apoiantes", disse Bah N'Daw.
O Presidente N'Daw prosseguiu, afirmando que "a nossa dor hoje é grande e é ainda maior porque choramos ATT, um pouco menos de dois meses depois da morte do ex-Presidente e general Moussa Traoré. Este momento é doloroso, mas tal é a vontade do Todo-Poderoso".
Um ator importante na democracia do Mali, ATT contribuiu para construir um Mali moderno, realizando, em todo o país, projetos de estradas e pontes, escolas e centros de saúde, acesso à habitação social, água potável e eletricidade, declarou o Presidente da Transição.
Acrescentou que de Kidal (extremo norte do Mali) a Kayes (oeste), via Koulikoro, distrito de Bamako, Mopti, Ségou, Sikasso, Gao e Timbuktu, "a sua marca continuará forte, a sua voz ressoará sempre e o seu patriotismo será elogiado na medida certa".
Disse que o Presidente Amadou Toumani Touré faleceu na manhã desta terça-feira, 10 de novembro de 2020, seis dias depois do seu 72º aniversário. "Esta perda cruel aflige a nação do Mali, à qual o homem deu todo o seu amor e todas as suas forças", referiu.
O ex-Presidente do Mali morre, em Istambul, na Turquia, aonde foi evacuado há poucos dias para tratamento médico.
-0- PANA GT/IS/MAR/IZ 10nov2020