Presidente de transição do Mali participa na cimeira do G5 Sahel no Tchad
Bamako, Mali (PANA) - O Presidente da Transição no Mali, Bah N'Daw, chegou domingo a N'Djaména, no Tchad, para a cimeira dos chefes de Estado do G5 Sahel, que começa esta segunda-feira na capital chadiana.
No mesmo dia, visitou o monumento dos Mártires dedicado a todos os soldados que morreram nos vários teatros de operações militares, incluindo no Mali, soube a PANA da presidência maliana.
Depois desta cerimónia, Bah N’Daw foi recebido pelo seu homólogo do Tchad, Idriss Deby Itno, no Palácio Presidencial de N’Djaména, segundo a mesma fonte.
Os dois chefes de Estado deram uma visão geral da cooperação bilateral entre os dois países.
A segurança é motivo de preocupação para todos os líderes dos países-membros do G5 Sahel.
A cimeira do G5 no Sahel, em N'Djamena, é uma oportunidade para o atual Presidente da Mauritânia, Mohamed Ould Cheikh Ghazouani, apresentar o seu relatório sobre a avaliação da cimeira de Pau, realizada há pouco mais de um ano.
Ao lado dos chefes de Estado dos países-membros do G5 Sahel, participarão alguns países convidados, a União Africana (UA) e parceiros técnicos e financeiros.
O novo formato de intervenção da força Barkhane, o reforço das capacidades técnicas e militares dos Exércitos dos países do G5 Sahel, a união dos esforços para aniquilar as capacidades dos grupos armados terroristas e jihadistas são os temas em debate na reunião, durante o trabalho dos chefes de Estado.
Este trabalho, que decorre à porta fechada, será sancionado por um comunicado final a ser assinado pelos chefes de Estado.
O Presidente Idriss Deby Itno vai presidirá à organização por um mandato de um ano.
O G5 reúne o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.
O seu objetivo é combater o terrorismo na zona Sahel-Sara e promover o desenvolvimento económico desta região.
-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 15fevereiro2021