Agência Panafricana de Notícias

Presidente de organização líbia de defesa dos direitos humanos raptado em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Comité Nacional Líbio dos Direitos Humanos e o seu adjunto foram sequestrados sábado em Tripoli por um grupo armado, indicou uma fonte da organização de defesa dos direitos humanos.

"O Dr. al-Hadi Ben Taleb, presidente do Comité, e o Dr. Ali Al-Sati, vice-presidente, foram raptados pelas milícias de al-Saadaoui no bairro de Ain Zara, subúrbio sudoeste de Tripoli", indicou o relator do Comité, Ahmed Abdelhakim Hamza, sem dar mais pormenores sobre os motivos.

Os raptores ainda não formularam reivindicações nem deram razões sobre os motivos do seu rapto.

Regularmente atos de rapto são perpetrados por milícias em Tripoli para exercer pressões ou obter resgates, na sequência do colapso dos órgãos de segurança estatais e da proliferação de armas.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos alarmou-se num relatório que "a agitação crescente e a anarquia que reinam na Líbia atiçadas por uma multidão de grupos fortemente armados e a intensificação da crise política têm consequências dramáticas sobre a população civil".

O relatório revelou que um estudo sobre a situação dos direitos humanos na Líbia, durante 2014, mostra que a violência endémica e a intensidade dos combates, nomeadamente nas duas principais cidades do país, Tripoli e Benghazi, afetam gravemente os civis e alguns grupos específico.

-0- PANA BY/BEH/MAR/TON 15fevereiro2015