DD/CS
Agência Panafricana de Notícias
Presidente de São Tomé e Príncipe cancela visita a Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – A visita a Cabo Verde do Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, inicialmente prevista para 27 a 30 do mês em curso, foi cancelada, devido à recente tentativa de golpe de Estado ocorrida sexta-feira última no seu país, apurou a PANA de fonte segura.
A informação foi revelada pelo chefe do Estado cabo-verdiano, José Maria Neves, na cidade da Praia, durante a sua participação numa marcha azul, promovida pela Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro.
Carlos Vila Nova devia realizar uma visita de Estado de três dias a Cabo Verde, com o propósito de fortalecer o diálogo e a cooperação bilateral e multilateral entre os dois arquipélagos, bem como reforçar a amizade e cooperação entre os dois povos.
”A visita, como é óbvio, foi cancelada e vamos encontrar um novo momento para realizar esta visita”, disse o chefe do Estado cabo-verdiano, anunciando que ”este momento, estamos a acompanhar com muita preocupação tudo o que aconteceu” naquele país.
Segundo ele, ”houve vítimas mortais e não sabemos todas as circunstâncias que levaram a estas mortes.”
José Maria Neves que condenou a “sublevação armada” ocorrida na madrugada da última sexta-feira em São Tomé e Príncipe, apelou à “serenidade” para se evitar mais derramamento de sangue, de modo a criar as bases e as condições para que as circunstâncias destas não se repitam em São Tomé e Príncipe.
Trata-se, a seu ver, de uma situação difícil e complexa e que deve ser repudiada por todos.
“Em pleno século XXI, já não há lugar para a sublevação armada, a violência, para pôr em causa as instituições democráticas, a Constituição da República, o Estado de Direito Democrático”, indignou-se o estadista cabo-verdiano.
No seu entender, ”é muito grave o que aconteceu e é uma má notícia para São Tomé e Príncipe.”
Disse finalmente ainda esperar que São Tomé e Príncipe consiga a estabilidade mais rapidamente possível e assim lançar as sementes para o seu desenvolvimento sustentável.
-0- PANA CS/DD 28nov2022