Presidente de São Tomé e Príncipe25 esperado em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, é esperado na cidade da Praia de 27 a 30 de novembro corrente, para uma visita oficial a Cabo Verde, a convite dos seu homologo cabo-verdiano, José Maria Neves, apurou a PANA de fonte segura.
Conforme um comunicado divulgado pela Presidência de Cabo Verde, a visita de Carlos Vila Nova vai ser "um importante marco dos fraternos laços de amizade e cooperação entre os dois povos e países, que partilham um percurso histórico singular e secular."
A mesma fonte sublinha também que a estadia do chefe do Estado santomense será "um momento oportuno para o reforço do diálogo e da cooperação bilateral e multilateral entre os dois arquipélagos irmãos que continuam a trilhar desafios comuns como Pequenos Estados Insulares unidos pela língua, pela cultura atlântica crioula, mas também pelas sofridas lutas e buscas permanentes das suas gentes por uma vida digna e soberana."
De acordo com o citado comunicado, o programa oficial de visita do Carlos Vila Nova começa na manhã de segunda-feira próxima, 28 de novembro, com um tête-a-tête entre os dois chefes de Estado, depois de receber as honras militares no Palácio do Presidente da República, disse a fonte.
A isto se seguirão, ainda na manhã da mesma segunda-feira, uma conferência de imprensa conjunta e uma cerimónia de depósito pelo Presidente são-tomense duma coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, na cidade da Praia.
Vila Nova discursará iguqlmente na Assembleia Nacional (Parlamento), antes de se deslocar ao Palácio do Governo, onde será recebido pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.
Já no período da tarde, ele realizará uma série de visitas, nomeadamente à Universidade de Cabo Verde (UNICV), à fabrica de medicamentos Inpharma e ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI).
Terça-feira, deslocar-se-á ao município de Santa Catarina, no interior da ilha de Santiago, onde visitará a Universidade de Santiago e, quando regressar à Praia, reunir-se-á com a comunidade santomense residente em Cabo Verde.
Toda esta honra ser-lhe-á feita "em reconhecimento do seu empenho, sentido de liderança e revigorante aposta no fortalecimento das relações entre os dois povos e Estados e do seu contributo para uma cada vez melhor inserção da comunidade cabo-verdiana residente em São Tomé e Príncipe", lê-se no decreto presidencial assinado por José Maria Neves.
São Tomé e Príncipe, que acolhe uma importante comunidade cabo-verdiana e seus descendentes, já na quarta geração, “mantêm um relevante e diversificado quadro de cooperação com Cabo Verde, que abarca e almeja patamares mais elevados nos setores da educação, da saúde, da justiça, das pescas e da agricultura, indica o mesmo documento.
Isto sem contar com as novas tecnologias, a economia digital, governação eletrónica, turismo e administração pública e municipal, acrescentou a fonte.
-0- PANA CS/DD 25nov2022