Presidente de Portugal em visita de Estado a Angola
Luanda, Angola (PANA) - O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, efetua desde terça-feira uma visita de Estado a Angola, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço.
Chegado à capital angolana, no mesmo dia, o Presidente português foi distinguido esta quarta-feira, em Luanda, com a Ordem Agostinho Neto, a mais alta distinção do Estado angolano.
A Ordem Agostinho Neto é constituída por um único grau e é concedida a nacionais e estrangeiros, em particular chefes de Estado e de Governo, líderes políticos e outros indivíduos de renome.
Após a distinção, Marcelo Rebelo de Sousa dedicou-a ao povo português, "que acompanha dia-a-dia, solidária e fraternalmente todos os momentos da vida do povo angolano, especialmente os mais de 150 mil que vivem e trabalham em Angola".
Por seu turno, João Lourenço, manifestou-se honrado por ter a oportunidade de atribuir a distinção, que, segundo ele, perpetua o nome do primeiro Presidente de Angola, além de ser um reconhecimento ao elevado valor da personalidade de Marcelo de Sousa.
Entre os condecorados com a Ordem Agostinho Neto estão Nelson Mandela (1990 - África do Sul), José Eduardo dos Santos (1991 - Angola), Kenneth Kaunda (1992 - Zâmbia), Omar Bongo (1992 - Gabão), Aristides Pereira (1992 - Cabo Verde), Denis Sassou-Nguesso (1992 - Congo), Robert Mugabe (1992 - Zimbabwe), Quett Masire (1992 - Botswana), Joaquim Chissano (1992 - Moçambique), Manuel Pinto da Costa (1992 - São Tomé e Príncipe) e Fidel Castro (1992 - Cuba).