Agência Panafricana de Notícias

Presidente de Parlamento líbio designado comandante de Exército Nacional

Tripoli, Líbia (PANA) – O Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento) designou, terça-feira, o seu presidente, Nouri Abousahmein, comandante do Exército líbio, anunciou uma fonte próxima da referida instituição.

O presidente do CNG está encarregue, durante a sessão plenária deste último, de garantir o comando do Exército líbio até à entrega do poder ao próximo Parlamento a ser eleito a 25 de junho próximo, acrescentou a mesma fonte.

O CNG já tinha designado Nouri Abousahmein comandante supremo do Exército por um período de um mês renovado várias vezes.

É em virtude deste título que o presidente do CNG confiou a segurança de Tripoli ao « Escudo da Líbia , uma milíca colocada sob a tutela do Estado-Maior do Exército, decisão contestada pelo Governo e por várias organizações da sociedade civil, devido à presença doutros grupos armados na capital líbia e a riscos de confrontos entre eles.

Por outro lado, o Parlamento líbio nomeou Seddick Al-Sour para o posto de procurador da Líbia ao passo que Al-Sour se viu atribuir as funções de chefe das Investigações na Procuradoria.

A sessão plenária do CNG examinou a questão do Governo e discutiu sobre a possibilidade da nomeação dum outro primeiro-ministro, à luz do veredito da segunda-feira do Tribunal Supremo que invalidou a nomeação, a 25 de maio último, de Ahmed Maitigue para o posto de primeiro-ministro.

A mesma jurisdição decidiu ainda reconduzir o primeiro-ministro cessante Abdallah Al-Theni ou designar uma outra personalidade do seu Governo para dirigir a equipa governamental.

Os membros do CNG adiaram para a próxima sessão, cuja data não foi fixada, a questão da designação do primeiro-ministro, bem como o exame da adoção do orçamento de 2014.

-0- PANA BY/IS/IBA/FK/DD 11junho2014