Presidente de Câmara Municipal da Praia vitima de disparo
Praia, Cabo Verde (PANA) - O presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, foi baleado no seu braço direito nesta terça-feira de madrugada, na cidade da Praia, apurou a PANA na capital cabo-verdiana.
O responsável foi atingido por um disparo, por volta das cinco horas e 30 minutos (locais), na portaria de um ginásio, no bairro do Palmarejo, na cidade da Praia, mas a sua vida não está em perigo, de acordo com fontes hospitalares.
De acordo com informações dadas pelo corpo clinico do Hospital Agostinho Neto, para onde o autarca havia sido transportado, após o atentado, Óscar Santos foi sujeito a uma intervenção cirúrgica no mesmo braço, aparentemente o único local do corpo da vitima atingido pelo disparo que, de acordo com a Rádio de Cabo Verde (RCV), terá sido perpetrado por indivíduos encapuçados.
Conforme ainda a RCV, o responsável frequentava o ginásio.
Na nota publicada na sua página oficial na rede social Facebook, a Câmara Municipal da cidade da Praia repudiou o sucedido.
"Este ato condenável, a todos os níveis, que em nada espelha o sentimento de paz e a convivência democrática da nossa cidade capital. Também merece o repúdio de todos", lê-se na mensagem da Câmara Municipal.
O caso está a ser investigado pelas autoridades competentes para averiguação.
Também o Governo cabo-verdiano condenou atentado, considerando-o "um ato ignóbil que, em nada, representa a imagem do país".
“O Governo repudia em absoluto este ato ignóbil que em nada representa a imagem do país. Cabo Verde é um país em que a paz social prevalece. Apelamos à serenidade de todos, pois a estabilidade social é o maior ativo do país”, escreveu o Governo cabo-verdiano, numa nota enviada à imprensa.
No mesmo documento, o executivo cabo-verdiano adiantou que “as autoridades estão a levar a cabo todos os trâmites de forma a capturar rapidamente os autores deste ato”.
Na mesma hora, o Governo deixou “uma palavra de solidariedade ao presidente de câmara e à sua família, desejando um rápido restabelecimento” à vítima.
Este atentado contra o edil do mais importante município do arquipélago cabo-verdiano, eleito pelo Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder em Cabo Verde, foi, igualmente, criticado pela presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), principal forca da oposição do pais, Janira Hopffer Almada.
“Repudiamos todo e qualquer tipo de violência! Repudiamos todo e qualquer ato contra a integridade física!”, escreveu a presidente do PAICV num texto publicado no Facebook.
“Esperamos que o senhor presidente da Câmara Municipal da Praia tenha uma rápida recuperação” e que “as Autoridades façam as averiguações e investigações necessárias, para serem encontrados os presumíveis autores deste ato condenável, com a rapidez que a situação requer”, acrescenta Janira Hopffer Almada.
-0- PANA CS/DD 29julho2019