Agência Panafricana de Notícias

Presidente de Cabo Verde na cimeira China/África

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, desloca-se esta quarta-feira à África do Sul para participar na cimeira China-África (FOCAC), que decorre nos dias 04 e 05 deste mês, apurou a PANA na cidade da Praia, de fonte oficial.

A cimeira tem como tema “África-China Progredindo Juntos: Uma cooperação de ganhos mútuos para um desenvolvimento comum”.

Os seus objetivos consistem em consultas recíprocas, melhoria do diálogo, alargamento do consenso nas mais diversas matérias, fortalecimento da amizade e promoção da cooperação entre a China e os países africanos.

Neste sentido, serão discutidas nessa cimeira as principais áreas de cooperação, incluindo a cooperação económica, integração, industrialização, saúde, erradicação da pobreza, paz e segurança em África.

O Governo Chinês já fez saber que vai anunciar a disponibilização de “avultados montantes” para continuar a apoiar o desenvolvimento dos países africanos, num novo modelo de cooperação e o mesmo será anunciado durante a cimeira.

Segundo a fonte, esta cimeira reveste-se de grande importância para Cabo Verde, tendo em conta, por um lado, as relações históricas e de cooperação existentes com a China e, por outro, um conjunto de projetos que serão introduzidos futuramente.

A fonte destaca ainda o encontro, à margem da cimeira, que Jorge Carlos Fonseca vai ter com o seu homólogo da China, Xi Jinping, e com vários outros e chefes de Governo africanos.

Do programa da cimeira consta ainda o diálogo de alto nível entre líderes africanos e chineses representativos do setor empresarial e a realização da quinta conferência de empresários africanos e chineses.

A cimeira será marcada pela realização de uma exposição fotográfica sobre os resultados da FOCAC, bem como exibições de vários produtos chineses e africanos e termina com um vento cultural para assinalar o encerramento do Ano da China na República da África do Sul.

O Presidente cabo-verdiano faz-se acompanhar fo ministro das Relações Exteriores, Jorge Tolentino, e da embaixadora de Cabo Verde em Beijing, Tânia Romualdo, entre outros colaboradores e diplomatas.

-0- PANA CS/IZ 02dez2015