Presidente da África do Sul na cimeira ordinária da SADC no Malawi
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, está entre os líderes regionais participantes na 41ª cimeira ordinária dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) aberta esta terça-feira, em Lilongwe, no Malawi.
Como anfitrião da cimeira, o Malawi assumirá a presidência da SADC.
A cimeira realiza-se sob o lema "Reforço das capacidades no domínio da produção face à pandemia da covid-19 para levar a cabo reformas económicas e industriais inclusivas e sustentáveis".
Segundo a Presidência sul-africana, Ramaphosa deve apresentar um relatório sobre o processo de facilitação no Lesoto à Cimeira da Troika do Órgão de cooperação política, defesa e segurança da SADC.
O Botswana, na qualidade de presidente cessante do Órgão, vai apresentar um relatório sobre a situação da paz e segurança regionais, indicou a Presidência num comunicado.
O Botswana entregará a presidência do órgão à África do Sul.
Além disso, a cimeira examinará os desempenhos das instituições da SADC e a implementação global dos programas socioeconómicos da SADC, com particular ênfase na resposta à pandemia na região.
Esta cimeira da SADC será a última organizada por Stergomena Lawrence Tax como secretário executivo da SADC, no final do seu mandato de dois anos.
Um novo secretário executivo da SADC será nomeado na cimeira de Lilongwe que termina esta quarta-feira.
-0- PANA CU/AR/NFB/JSG/DIM/IZ 17ago2021