Agência Panafricana de Notícias

Presidente da transição na RCA chega ao Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – A Presidente da transição centroafricana, Catherine Samba-Panza, esta desde sábado a Brazzaville para uma visita de trabalho de 48 horas, constatou a PANA no local.

Ela foi acolhiada pelo seu homólogo, Denis Sassou Nguesso, medianeiro na crise centroafricana.

« A escolha de Brazzaville para a minha primeira saída é um símbolo forte que desejava marcar. Na crise que a República Centroafricana vive há vários meses, o povo irmão congolês sempre esteve ao nosso lado, e o Presidente da República do Congo empenhou-se pessoalmente na sua resolução”, declarou à imprensa Samba-Panza.

« O Presidente Sassou N´Guesso é medianeiro na crise centroafricana, o povo congolês perdeu elementos nesta crise, pelo que era meu dever, pela gratidão e pelo reconhecimento, começar pelo menos a minha saída pelos que nos acompanharam, que nos ajudaram na resolução da nossa crise », acrescentou.

O Congo, que desdobrou mais dum milhar de homens na República Centroafricana no quadro da Missão de Apoio à República Centroafricana (MISCA), perdeu seis soldados.

O Congo concedeu igualmente à RCA em junho de 2013 um empréstimo de 25 biliões de francos CFA (um dólar equivale a cerca de 500 francos CFA).

A Presidente Samba-Panza qualificou de « crítica » a situação que atravessa o seu país.

“A situação é muito crítica no plano de segurança, no plano humanitário. Quando cheguei à liderança deste país, tinha consciência desta situação particularmente difícil, tinha consciência dos desafios que me esperavam, em termos de segurança nomeadamente, sabendo que o país conheceu alguns meses de grandes dificuldades no plano de segurança”, indicou.

Segundo a Presidente da transição, « as populações vivem na tristeza e na aflição total”.

“Comprometo-me a dar a minha contribuição a medida das minhas capacidades para ajudar o meu país a enfrentar esta crise e tentar igualmente reconfortar as populações que sofrem há vários meses”, acrescentou.

Vários membros da comunidade centroafricana acolheram no aeroporto, com bandeirolas de encorajamento, a Presidente Samba-Panza, que efetua a sua primeira saída oficial desde a sua eleição a 19 de janeiro e a sua investidura a 23 de janeiro em Bangui.

Em novembro passado, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Congo já contava 11 mil refugiados centroafricanos instalados principalmente no departamento da Likouala, no nordeste do país.

-0- PANA MB/JSG/SOC/MAR/IZ 9fev2014