Lusaka, Zâmbia (PANA) – O Presidente zambiano, Edgar Lungu, demitiu Chanda Kasolo, secretário permanente do Ministério da Informação e Serviços de Radiodifusão.
Um comunicado divulgado segunda-feira pelo assistente especial do Presidente para a Imprensa e Relações Públicas, Isaas Chimpampe, indica que Lungu deicidiu pôr termo ao contrato de Kasolo com efeito imediato.
Kasolo foi demitido algumas horas depois de uma entrevista emitida domingo à noite pela radiotelevisão sobre a decisão do Presidente de reduzir o seu salário e do demais funcionários.
Na semana passada, Lungu anunciou uma redução do seu salário e do seu Governo de 15 a 20 por cento.
Pediu ao secretário-geral do Governo, Simon Miti, que aplicasse a decisão a todos os outros altos responsáveis do Governo e aos funcionários não sindicados, incluindo os responsáveis das empresas públicas.
Mas Kasolo declarou na sua entrevista que, embora o Presidente Lungu tenha decidido reduzir o seu salário em 20 por cento, esta decisão é voluntária para os altos funcionários e os chefes de empresas públicas, porque estes são empregados com base em contratos que não podem ser modificados.
-0- PANA MM/MA/NFB/BEH/MAR/IZ 30dez2019