Agência Panafricana de Notícias

Presidente da UA apela jovens africanos a orgulho e esperança

Cotonou, Benin (PANA) - O chefe de Estado beninense e Presidente em exercício da União Africana (UA), Thomas Yayi Boni, exortou segunda-feira em Cotonou, na abertura do Fórum Regional da Juventude, os jovens a orgulhar-se de ser Africanos, sublinhando que "África será a fonte de prosperidade nos próximos anos".

"Vocês não estão abandonados, vocês pertencem a um continente reconhecido como o berço da humanidade. Devem ter orgulho de ser Africano. África, berço da humanidade, será absolutamente a fonte da prosperidade nos próximos anos e os nossos problemas findarão", disse o Presidente Yayi Boni na abertura deste encontro destinado a preparar a reunião mundial de Bali (Indonésia).

O Presidente beninense disse que "África é um continente de esperança para o mundo inteiro", sublinhando que "vocês têm a impressão de que o nosso continente está dividido, era a mesma coisa há anos para os outros. Há alguns focos de tensão, todavia a esperança é permitida", assegurou.

"Consolidemos antes a nossa unidade; unida África deslocará o mundo. Consolidemos a unidade nacional de cada país, consolidemos os valores de solidariedade e de segurança", concluiu.

Iniciado segunda-feira em Cotonou, este fórum decorre sob o lema "Promoção dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milénio) e o Plano de Ação da Conferência Internacional para a População e Desenvolvimento (CIPD) junto dos Jovens em África".

Ele realiza-se em prelúdio ao encontro mundial da juventude previsto para dezembro próximo em Bali (Indonésia) e visa levar os jovens a engajar-se na revisão da CIPD e dos ODM.

-0- PANA IT/TBM/CJB/TON 12nov2012