Presidente da Tunísia nomeia novo ministro do Interior
Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente da Tunísia, Kaïs Saïed, põe termo as funções do ministro do Interior, Taoufik Charfeddine, e nomeou um outro, Kamel Fekih, para o substituir, anunciou este fim de semana um comunicado oficial publicado.
Kamel Fekih ocupou anteriormente o cargo de governador de Túnis, a cidade capital do país.
Homem de confiança de Kais Saied, Taoufik Charfeddine, 54 anos de idade, desempenhou um papel de destaque na campanha eleitoral que levou este último à magistratura suprema em 2014.
Invocando motivos familiares que o levaram a deixar o cargo à frente do Ministério do Interior, que "não foram fáceis", Charfeddine declarou à imprensa ter apresentado a sua carta de demissão ao Presidente da República que "compreendeu a situação e aceitou."
Disse querer cuidar dos seus três filhos depois de a sua esposa ter morrido numa explosão devido a um vazamento de gás na sua casa em junho de 2022.
“Outra missão chama-me, mais importante que todas, homens e mulheres são numerosos, mas pai é único e sou investido por uma missão confiada por minha esposa. Que ela descanse em paz! É hora de eu voltar para os meus filhos”, reafirmou.
Fiel ao Presidente Saied, o novo ministro do Interior é um fervoroso defensor dum projeto político do seu mentor.
Ex-sindicalista, licenciado em direito privado, defende uma gestão rigorosa dos recursos do país, nomeadamente os mineiros, e a distribuição equitativa da riqueza pelos diferentes estratos sociais do país.
-0- PANA BB/JSG/SOC/MAR/DD 19março 2023