Presidente da Transição maliana recebe chefe militar de França
Bamako, Mali (PANA) - O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Francesas, general do Exército François Lecointre, foi recebido em audiência sexta-feira, em Bamako, pelo Presidente da Transição do Mali, Bah N'Daw, soube a PANA de fonte oficial.
O general Lecointre, que se encontra no Mali como parte de uma missão de inspeção das medidas antiterroristas, no Sahel, visitou primeiro Gao e Hombori, no norte do Mali, onde pôde ver "como os seus homens fazem o seu trabalho e como cooperam com as Forças Armadas Malianas".
Com o Presidente Bah N'Daw, ele discutiu sobre as perspetivas em particular. "Uma operação tem de evoluir constantemente e estamos a poucas semanas do primeiro aniversário da Cimeira de Pau", lembrou o chefe militar francês.
A avaliação da operação Barkhane no final de um ano, as evoluões subsequentes do compromisso francês e internacional no Sahel são questões que estiveram no centro da discussão do chefe de Estado maliano com o seu hóspede.
Segundo o general francês, "há desenvolvimentos a serem feitos e, se quisermos construir algo sustentável, devemos não só estar interessados pela formação, mas por tudo o que constitui a base do funcionamento de um Exército".
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas francesas diz saber que "as expetativas dos Malianos são elevadas, porque se encontram num momento de particular urgência, tanto política como militar. E eles precisam de ajuda para enfrentar estes desafios".
Ele espera que "os Malianos ajudem França a ajudá-los, que nós cooperemos o mais estreitamente possível".
Mais de 5.000 homens da força francesa Barkane foram desdobradas para combater o terrorismo há vários anos, no Sahel.
-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 12dez2020