Presidente da Transição do Burkina Faso recebe representante da ONU
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente da Transição do Burkina Faso, tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, concedeu terça-feira uma audiência ao representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Oriental e Sahel, Mohamed Saleh Annadif, soube-se de fonte oficial.
"A nossa missão de uma forma global e as discussões que tivemos com o Presidente da Transição baseiam-se no princípio de que, desde que houve uma mudança no Burkina Faso, as Nações Unidas com os outros parceiros, em particular a CEDEAO, entraram num acordo lógico de acompanhar a Transição", indicou o diplomata da ONU à saída da audiência, segundo um comunicado de imprensa da Presidência.
Segundo Mohamed Saleh Annadif, a permanência da sua equipa no Burkina Faso é uma continuação lógica da última missão da CEDEAO que veio discutir com as autoridades burkinabes sobre a condução da Transição.
"A nossa visita inscreve-se no mesmo quadro; tivemos as mesmas conversações", disse o representante especial do Secretário-Geral da ONU.
O comunicado de imprensa precisa que Mohamed Saleh Annadif também congratulou-se com a libertação do ex-Presidente e declarou ter agradecido ao chefe de Estado "o facto de a partir de agora o Presidente Kaboré estar livre; o que era uma das exigências da CEDEAO".
As Nações Unidas também saudaram a conclusão do julgamento de Thomas Sankara e reafirmaram a sua disponibilidade "para estar ao lado das autoridades da Transição, ao lado dos Burkinabes para que a Transição possa ocorrer nas melhores condições possíveis".
-0- PANA TNDD/IS/MAR/IZ 12abril2022