Bujumbura, Burundi (PANA) - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, chegou ao fim da tarde de sábado a Bujumbura, para uma visita de trabalho de três dias ao Burundi, soube-se de fonte protocolar.
A delegação presidencial congolesa foi recebida pelo chefe da diplomacia burundesa, Albert Shingiro, no aeroporto internacional de Bujumbura.
O resto do programa incluiu honras militares e 21 salvas de canhão no Palácio Presidencial, a nordeste de Bujumbura, antes de um primeiro encontro a sós com o seu homólogo burundês, Evariste Ndayishimiye.
Uma saída com destino ao posto fronteiriço de Gatumba foi igualmente agendada no primeiro dia de uma visita que será dominada por questões económicas e de segurança, de acordo com funcionários em Bujumbura.
A localidade de Gatumba é conhecida como o principal ponto de trânsito das trocas comerciais entre membros da Comunidade Económica dos Países dos Grandes Lagos (CEPGL), reagrupando o Burundi, a RDC e o Rwanda.
Um briefing com a imprensa está agendado para fornecer mais pormenores sobre a segunda visita do homem de Estado congolês ao Burundi, desde que tomou o poder através das urnas, em janeiro de 2019.
-0- PANA FB/JSG/DIM/IZ 21maio 2022