Presidente da RDC pede mobilização para êxito de eleições
Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Presidente da República Democrática do Congo, Félix Antoine Tshisekedi, exortou os seus compatriotas a trabalharem para a realização de eleições livres, democráticas e transparentes dentro dos prazos constitucionais", em 2023.
Numa mensagem lida no fim de semana na televisão nacional. o chefe de Estado congolês anunciou a sua decisão de assinar o decreto que designa os membros da nova Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) cujas candidaturas foram recentemente aprovadas pela Assembleia Nacional.
Ao lançar o processo de nomeação de membros do CENI iniciado este ano de 2021, Félix Tshisekedi manifestou o desejo de que os três delegados da oposição cujos cargos permaneciam vagos fossem em breve providos para integrarem a nova equipa e assegurou que estes últimos têm o seu lugar no processo eleitoral que diz respeito a todos os congoleses.
Ele também convidou as organizações nacionais, bem como a comunidade internacional, por meio das suas missões de observação, para apoiá-los a fim de garantir a realização das eleições credíveis, em 2023.
Será nomeado em breve um responsável pelo acompanhamento do processo eleitoral junto do chefe de Estado, revelou o Presidente congolês, antes de apelar para a mobilização geral da população para garantir o pleno sucesso dos pleitos eleitorais de 2023.
A designação dos membros do CENI suscitou indignação em particular na Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO), que pediu ao Presidente Félix Tshisekedi para não assinar o decreto de designação dos seus membros.
-0- PANA KON/JSG/SOC/MAR/IZ 24out2021