Presidente da RD Congo na 76.ª Assembleia Geral das Nações Unidas
Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Presidente congolês, Félix Antoine Tshisekedi, deixou Lubumbashi (extremo sudeste) domingo para Nova Iorque (Estados Unidos) a fim de participar na 76.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com a Célula de Comunicação Presidencial, esta sessão, a primeira presencial pós-covid-19, é uma oportunidade para os chefes de Estado do mundo discutirem grandes questões que preocupam o planeta, em particular, esta pandemia que privou líderes mundiais desta importante reunião anual em 2020.
Atual presidente em exercício da União Africana (UA), Félix Antoine Tshisekedi é um dos chefes de Estado que falará no primeiro dia, isto é terça-feira, 21 de setembro de 2021, às 14 horas em Nova Iorque (19 horas em Kinshasa, a capital congolesa).
O seu discurso perante da Tribuna das Nações, o segundo após a sua primeira participação em setembro de 2019, vai permitir-lhe fazer ouvir a voz de África e do seu país, a República Democrática do Congo.
O fórum decorre sob um lema evocativo, “apostando na esperança de reforçar a resiliência para se recuperar da covid-19, reconstruir de forma sustentável, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar a organização das Nações -Unidas.”
O debate geral, afirma-se, será realizado até 27 de setembro corrente, incluindo o sábado.
Em seguida, as comissões principais manterão os seus trabalhos até 10 de dezembro próximo, no máximo, antes de a Assembleia Geral suspender a parte principal da sua sessão segunda-feira, três dias mais tarde.
O ministro dos Negócios Estrangeiros das Maldivas, Abdulla Shahi, conduzirá esta 76.ª sessão da Assembleia Geral, depois de eleito para o efeito a 7 de junho último.
-0- PANA KON/JSG/MAR/DD 20setembro2021