Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Nigéria saúda elevação de compatriota arcebispo católico ao posto de cardeal

Lagos, Nigéria (PANA) – O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, felicitou o arcebispo da diocese de Abuja da Igreja católica, o Monsenhor John Onaiyekan, pela sua elevação ao posto de cardeal pelo Papa Bento XVI.

Num comunicado divulgado pelo seu porta-voz, o Presidente Jonathan disse que a elevação do bispo Onaiyekan ao escalão mais elevado da igreja católica, pelo Papa, revela claramente que a diligência exemplar, a dedicação e o compromisso de que deu prova nos seus trabalhos na via do Senhor, desde a sua ordenação em 1969, foram reconhecidos e apreciados.

"O Presidente sublinha que, com a elevação de Monsenhor Onaiyekan, a Nigéria conta doravante três membros da Ordem mais eminente e mais distinguida dos cardeais católicos. Ele considera isto como um indicador do reconhecimento contínuo do Vaticano da imensa contribuição da igreja na Nigéria para o movimento mundial católico", indica o comunicado.

O Monsenhor Onaliyekan, de 68 anos de idade, torna-se o quarto Nigeriano a aceder a este posto, depois de Dominic Ekanem, falecido em 1995, de Francis Arinze e Anthony Okogie.

Ele e outros cincos novos cardeais dos Estados Unidos, da Índia, do Líbano e das Filipinas serão consagrados a 24 de novembro próximo pelo sumo pontífice.

-0- PANA SEG/ASA/AAS/SOC/CJB/DD 26out2012