Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Nigéria na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano, Goodluck Jonatahn, vai deixar Abuja, a capital nigeriana, segunda-feira, para Nova Iorque onde participará na 66ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, segundo um comunicado da Presidência divulgado domingo.

O Presidente Jonathan, que se fará acompanhar dos ministros dos Negócios Estrangeiros, do Ambiente, da Saúde, da Justiça e do Petróleo e Energia, deve igualmente participar numa reunião de alto nível sobre a desertificação, a degradação dos solos e a seca, presidida pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Vai pronunciar um discurso na Assembleia Geral, quarta-feira, e reunir-se com vários dirigentes mundiais sobre o reforço das relações bilaterais entre a Nigéria e os seus países.

Além de assistir a uma receção oferecida pelo Presidente americano, Barack Obama, em Nova Iorque, Jonathan deve encontrar-se com os Presidentes Dilma Roussef do Brasil, Sebastian Pinera do Chile, Mahinda Rajapaska do Sri Lanka, Vaclava Klaus da República Checa, Pal Schmitt da Hungria, Mikhail Shaskashvilli da Geoógia e Jacob Zuma da África do Sul, bem como com os primeiros-ministros Pedro Coelho de Portugal e Yoshihido Noda do Japão.

Antes de regressar a Abuja, sexta-feira, o Presidente Jonathan vai participar numa mesa redonda de alto nível sobre a economia nigeriana, co-organizada pela African Busine Round Table e pela missão diplomática da Nigéria nas Nações Unidas.

O Presidente vai igualmente reunir-se com atores de primeiro plano da economia mundial, como o presidente diretor-geral da Exxon Mobil Worlwide, Rex W. Tillerson; e Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Económico Mundial.

-0- PANA PR/VAO/FJG/TBM/IBA/MAR/IZ 19set2011