Presidente da Nigéria na África do Sul
Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammdu Buhari, chegou quarta-feira à África do Sul para uma importante visita de Estado depois da violência xenófoba que abalou recentemente este país da África Austral.
Ele viaja a convite do Presidente Cyril Ramaphosa, e acredita-se que a recente onda de violência que conduziu a represárilas na Nigéria e em outras partes do continente deverá dominar as discussões.
Depois de ter criticado a África do Sul pela sua incapacidade de conter a violência, Buhari enviou um emissário especial para se encontrar com Ramaphosa. Pretória enviou, por seu turno, uma delegação liderada pelo ex-ministro Jeff Radebe para visitar os dirigentes dos países cujos cidadãos foram afetados.
Contudo, a ministra da Cooperação e Relações Internacionais, Naledi Pandor, e o seu homólogo nigeriano, Geoffrey Onyeama, parecem ter ultrapassado as suas divergências no termo de uma reunião quarta-feira, em Pretória.
Os dois ministros apresentaram desculpas pelo massacre e decidiram disposições a tomar para evitar uma reincidência. “Pensamos que estes problemas são os que encontram os membros de uma mesma família. Apreciamos as medidas que tomam, a vossa mão estendida e as vossas desculpas”, disse Onyeama.
Buhari e Ramaphosa participarão num fórum de negócios e presidirão a uma reunião da Comissão Binacional África do Sul-Nigéria, destinada a estimular a cooperação entre os dois países.
A Comissão não se reúne, desde 2012, uma indicação clara das relações tensas entre os dois pesos pesados económicos do continente.
-0- PANA CU/MA/NFB/TBM/MAR/IZ 03out2019