Presidente da Líbia reúne-se com homólogo egípcio sobre Conferência de Paris sobre Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, e o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, falaram, terça-feira, por telefone, sobre a Conferência de Paris (França), a decorrer nos próximos dois dias, sobre a Líbia, soube a PANA de fonte oficial.
A Conferência Internacional de Paris sobre a Líbia, marcada para a próxima sexta-feira, será co-organizada pela França, Alemanha e Itália, segundo a mesma fonte.
Nela participarão o Presidente francês Emmanuel Macron, alguns líderes mundiais e países vizinhos da Líbia para apoiar a realização das eleições gerais de 24 de dezembro neste país e trabalhar no sentido de tirar do seu território mercenários, combatentes e forças estrangeiras com vista à sua estabilidade.
Durante a conversa telefônica, na terça-feira à noite, al-Manfi e al-Sisi também discutiram sobre os últimos desenvolvimentos políticos na Líbia, de acordo com uma declaração do Conselho Presidencial líbio.
A mesma fonte indicou que o Presidente do Conselho Presidencial da Líbia elogiou os esforços egípcios para acolher uma reunião da Comissão Militar Conjunta (5+5) com representantes dos países vizinhos na cidade do Cairo, a capital egípcia.
Representantes dos países vizinhos da Líbia, nomeadamente o Níger, o Tchad e o Sudão, exprimiram, depois da reunião no Cairo, com os membros da Comissão Militar Conjunta 5+5, a sua disposição a cooperar para a retirada dos seus mercenários e grupos armados do território da Líbia.
Por seu turno, o Presidente al-Sisi elogiou o papel do Conselho Presidencial líbio na consolidação do cessar-fogo, os seus esforços na reconciliação nacional e o seu trabalho para unificar as instituições do Estado, disse o comunicado.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 10nov2021