Tripoli, Líbia (PANA) – O Presidente do Conselho Presidencial do Governo de Entendimento Nacional líbio, Fayez Sarraj, recebeu um convite para participar numa cimeira Rússia-África, prevista para 24 de outubro corrente, na cidade russa de Sotchi, a convite do país anfitrião, soube a PANA de fonte oficial em Tripoli.
Segundo fonte, o convite foi dado ao ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Taha Siala, durante uma conversa telefónica com o vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Michail Bogdanov.
O contacto permitiu aos dois interlocutores fazerem preparativos relativos à visita do líder líbio à Rússia.
As duas partes discutiram igualmente sobre os últimos desenvolvimentos em Tripoli sobre o ataque das forças do autoproclamado Exército Nacional Líbio, do marechal Khalifa Haftar, que não quer respeitar o cessar-fogo e questões internacionais e a cooperação bilateral.
O jornal de Londres, Times, citando uma fonte britânica anónima, baseada em informações ocidentais, evocou, em março último, a presença de 300 mercenários filiados num grupo de mercenários russos chamado “Wagner”, instalados em edifícios, em Tobrouk e Derma (leste líbio).
Este grupo de mercenários animavam sessões de formação a favor do Estado-Maior das forças do marechal Haftar, dotando-o também de equipamentos, como veículos de combate, drones e munições e outras formas de apoio logístico, segundo o Times.
-0- PANA AT/IN/TBM/MAR/DD 11Out2019