Presidente da Guiné recebe delegação do TPI
Conacri, Guiné (PANA) - O procurador-adjunto do Tribunal Penal Internacional (TPI), Mamadou Mandiaye Niang, recebido em audiência terça-feira pelo Presidente guineense de Transição, o coronel Mamadi Doumbouya, disse à imprensa que se deslocou à Guiné para agradecer e felicitar o Chefe de Estado pela sua determinação e pelo seu compromisso de ordenar a organização do julgamento dos eventos de 28 de setembro de 2009.
O enviado do TPI, que lidera uma delegação, explicou que a sua instituição visa ajudar o Governo a facilitar a realização do julgamento, que há treze anos é exigido pelas vítimas e todas as organizações de direitos humanos em todo o mundo.
De acordo com as Nações Unidas, 150 pessoas, incluindo manifestantes que exigiam a organização das eleições pacificamente, foram mortas a tiros no estádio por agentes da lei que também estupraram publicamente dezenas de mulheres.
A audiência do enviado do TPI ocorreu poucas horas antes da abertura de um seminário de atualização para 61 magistrados e 15 escrivães, do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal da Relação, entre outros, para conduzir os trabalhos do julgamento, que está previsto para aberto em 26 de setembro.
A formação, explica fonte oficial, terá a duração de duas semanas no Centro de Formação Judicial de Conacri.
Um grupo de magistrados guineenses inculpou o ex-Presidente de transição, capitão Moussa Dadis Camara, e vários de seus colaboradores próximos.
-0- PANA AC/JSG/MAR 7setembro2022