Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Guiné acumula pasta da Defesa

Conakry, Guiné (PANA) - O Presidente recém-eleito da Guiné Conakry, o professor Alpha Condé, anunciou que vai assumir pessoalmente a pasta da Defesa no seu próximo Governo para « compreender e controlar » os problemas do Exército.

Alpha Condé falava no fim-de-semana à televisão guineense durante uma sessão de trabalho na residência do Presidente de transição, o general Sékouba Konaté, que o apresentou aos oito governadores militares das regiões do país e aos 33 prefeitos, na sua maioria saídos das Forças Armadas desde a tomada do poder, a 23 de Dezembro de 2008, pela junta.

Contudo, o Presidente eleito afirmou que vai nomear um vice-ministro da Defesa e engajou-se a aumentar em 100 porcento os salários dos militares que já beneficiaram da melhoria de tratamentos desde a tomada do poder pela junta.

« Vocês não são meus servidores. Sou o servidor de todos os Guineenses e comprometo-me a honrar os engajamentos e as promessas que fiz durante a campanha », disse, acrescentando que iria desdobrar o Exército para refazer as estradas «que estão num estado lastimável» nas quatro regiões naturais do país.

« Temos militares bem formados na área militar e em agronomia, mas que não são utilizados nestes domínios. Esta situação não poderá perdurar », disse o Presidente eleito com 52,52 porcento dos sufrágios expressos face a Cellou Dalein Diallo (47,48 porcento ).

Ele anunciou igualmente que « os avanços já não serão fantasistas » no Exército onde « o nepotismo e o tribalismo » garantem promoções, sublinhando que apenas a competência e o rigor serão recompensados.

Alpha Condé, que vai prestar juramento terça-feira próxima, exortou as Forças Armadas a ajudá-lo a combater os roubos, os desvios dos fundos públicos, assegurando que « muito brevemente todos os edifícios e terrenos » pertencentes ao Estado serão confiscados « porque são bens do povo ».

-0- PANA AC/TBM/IBA/MAR/TON 20Dez2010