Presidente da FIBA inocentado no caso assédio no seio da Federação do Maliana de Basquetebol
Bamako, Mali (PANA) - A Comissão de Integridade da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) inocentou Hamane Niang no caso de assédio sistémico no seio da Federação Maliana de Basquetebol (FMBB).
"A FIBA confirma que o relatório independente não fornece nenhuma prova para sustentar alegações de que o seu presidente, Hamane Niang, sabia ou deveria estar ao corrente do abuso sexual cometido no seio da Federação Maliana de Basquetebol ", disse terça-feira num comunicado a FIBA.
"Estas infrações devem ser devidamente investigadas pela FIBA em processos independentes. O oficial de integridade confirmou a minha inocência, vou agora retomar as minhas funções oficiais na FIBA", regozijou-se Hamane Niang, que se tinha retirado voluntariamente das atividades dentro desta estrutura para permitir a abertura de inquéritos.
Doravante, Hamane Niang está totalmente ilibado e, como o anunciou, desde a publicação do comunicado de imprensa da FIBA, o antigo ministro maliano da Juventude e dos Desportos e ex-presidente da FMMB, retomará o seu cargo de presidente do organismo supremo do basquetebol mundial.
No entanto, no seu comunicado, a FIBA escreveu que, "para além da suspensão a 14 de junho, dos treinadores Amadou Bamba e Oumar Sissoko, do oficial Hario Maïga, e, a 23 de julho, do presidente da FMBB, Harouna Maïga, após ter cuidadosamente examinado o documento e, devido à recomendação do responsável pela integridade, a FIBA pronunciará suspensões adicionais contra três outros membros da FMBB, enquanto se aguarda pela abertura de um processo disciplinar contra o treinador Fanta Diallo, o secretário-geral Seydou Maïga e o vice-presidente Amadou Traoré.
"Outras decisões serão tomadas em tempo oportuno pelos organismos competentes da FIBA", anunciou.
-0- PANA GT/JSG/SOC/DIM/DD 15setembro2021