Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Comissão da UE visita Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O presidente da Comissão da União Europeia (UE), José Manuel Durão Barroso, deverá visitar Cabo Verde a 26 e 27 de outubro corrente, a convite do primeiro-ministro José Maria Neves, soube a PANA, segunda-feira, na cidade da Praia de fonte oficial.

A visita, que coincide com o quinto aniversário da Parceria Especial entre Cabo Verde e a UE, será marcada pela assinatura de novos acordos entre as duas partes, com realce para o de facilitação de vistos que poderá permitir a entrada de diplomatas, empresários, jornalistas, artistas, entre outros, em missão de trabalho nos países membros da organização europeia.

Durante esta visita, serão reforçados alguns aspetos da Parceria Especial, abrangendo setores como a segurança e a estabilidade, a sociedade de informação e a convergência técnica e normativa entre Cabo Verde e a UE.

Ao apresentar as Cartas Credenciais, no passado dia dia 12, ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, o novo Embaixador da União Europeia no arquipélagom José Manuel Pinto Teixeira, afirmou que terá como tarefa conduzir, por parte da UE, o processo de consolidação da Parceria Especial, além gerir os fluxos de ajuda ao desenvolvimento de Cabo Verde, no quadro do acordo de Cotonou.

O diplomata português anunciou que o desafio imediato que o espera é concluir, com os atuais níveis de execução e desembolso (mais de 90 porcento), o programa de cooperação financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), num valor que ascenderá no final, em 2014, a mais de 70 milhões de euros.

A partir de 2014, haverá um novo FED, o 11º, que deverá, no mínimo, manter o nível dos compromissos financeiros do 10º FED.

De acordo com entendimentos já conseguidos e prioridades já definidas, o 11º FED, que irá
vigorar de 2014 a 2020, vai privilegiar o desenvolvimento do setor privado cabo-verdiano.

-0- PANA CS/TON 15out2012