Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Comissão da UA adverte líder da oposição na RD Congo

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, advertiu o líder da oposição da RD Congo, Etienne Tshisekedi, de incitação à violência, exortando-o a realizar uma campanha pacífica para as eleições legislativas e presidenciais de 28 de novembro.

Ping declarou que as declarações atribuídas a Tshisekedi, o presidente da União para a Democracia e Progresso Social (UDPS), desafiando os órgãos constitucionais do país são inaceitáveis.

« Estas declarações são contrárias aos esforços envidados até agora pelo povo congolês e por toda a comunidade internacional para consolidar a paz e o reforço da democracia na RD Congo para a devolução do poder do Estado pela única via das instituições eleitorais no respeito total da Constituição do país », declarou Ping, citado num comunicado.

Ele reiterou a oposição da UA à mudança anticonstitucional de Governo, sublinhando a necessidade para todos os atores políticos de se apoiar, em quaisquer circunstâncias, na vontade popular.

Ping exortou igualmente todos os atores políticos a demonstrar « responsabilidade e moderação ».

O presidente da Comissão da UA instou os Congoleses a manter um clima propício a eleições pacíficas e a fazer da próxima consulta eleitoral um momento forte no desenvolvimento e na consolidação do processo democrático do seu país.

-0- PANA AO/BOS/ASA/AAS/FK/TON 09nov2011