Presidente da Comissão Europeia esperada na Etiópia
Bruxelas, Bélgica (PANA) – A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, é esperada sexta-feira em Addis Abeba, para uma visita de trabalho à Etiópia, soube-se de fonte oficial, em Bruxelas.
Segundo o programa da visita, transmitido à imprensa, o chefe do Executivo europeu manterá encontros com a chefe de Estado da Etiópia, Sahle-Work Zewde, única mulher Presidente da República em África.
Ursula Van der Leyen será depois recebida por Abiy Hamed, primeiro-ministro da Etiópia e Prémio Nobel da Paz, com quem vai discutir sobre problemas económicos e políticos bem como o desenvolvimento.
Os jovens etíopes figuram, juntamente com os eritreus, entre os maiores migrantes africanos chegados à Europa, depois de atravessar o Mediterrâneo em embarcações ao largo da Líbia.
A crise migratória é o grande desafio com que está confrontada a nova Comissão Europeia, oficialmente em funções desde segunda-feira.
A nova presidente do Executivo europeu vai reunir-se também com o presidente da Comissão da União Africana, Mouss Faki, para analisar vários assuntos de interesse comum, sobretudo o acordo de parceria estratégica que liga a UE e a União Africana (UA) com uma vertente segurança e outra desenvolvimento.
A União Europeia financia parcialmente as operações de manutenção da paz a cargo da União Africana em alguns países como a Somália.
Depois da morte de 13 soldados franceses da operação Barkhane de luta contra o terrorismo no Sahel, França pediu aos países da UE um maior compromisso na guerra contra o terrorismo no Sahel.
A Bélgica, a Letónia e a Dinamarca já responderam positivamente, e o assunto estará provavelmente na agenda das discussões que Von der Leyen manterá com o presidente da Comissão da UA.
A visita à Etiópia da nova presidente da Comissão da UE é a sua primeira viagem fora da Europa.
-0- PANA AK/BEH/MAR/IZ 03dez2019