Agência Panafricana de Notícias

Presidente da CUA e emissário da ONU analisam futuro político da Líbia

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Jean Ping, abordou com o emissário das Nações Unidas, Ian Martin, o processo de transição na Líbia, nomeadamente a possibilidade de organizar eleições no âmbito das disposições transitórias, anunciou um comunicado divulgado quarta-feira em Addis Abeba.

Jean Ping sublinhou a necessidade da presença da UA na Líbia num futuro próximo para contribuir para os esforços de estabilização do país.

Por sua vez, Ian Martin disse que as Nações Unidas estão a implementar medidas para ajudar as autoridades líbias em diversas áreas, incluindo as eleições, a justiça, a segurança pública e a luta contra a proliferação de armas conforme ao mandato da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL).

“Os dois responsáveis concordaram sobre a necessidade de a UA e as Nações Unidas coordenarem os seus esforços para apoiar os das autoridades líbias a fim de satisfazer as aspirações legítimas do povo líbio", indica o comunicado.

Em visita de trabalho à Líbia desde 16 de janeiro, Jean Ping manteve encontros com altos responsáveis do Governo líbio de transição, dos quais o primeiro-ministro, El Abdurrahim Kieb, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ben Ashour Khaial, para discutir o futuro político do país.

Durante estes encontros, os responsáveis líbios sublinharam o novo compromisso do seu país no seio da UA.

O primeiro-ministro líbio disse a Jean Ping que ele vai conduzir a delegação oficial líbia na próxima Cimeira da UA que vai decorrer em Addis Abeba, na Etiópia, de 29 a 30 de janeiro.

-0- PANA AO/SEG/ASA/AAS/SOC/CJB/TON 19jan2012