Presidente da CAF suspenso retoma funções
Dakar, Senegal (PANA) – O presidente cessante da Confederação Africana de Futebol (CAF), o Malgaxe Ahmad Ahmad, recuperou o seu posto, depois de suspenso por "corrupção e abuso de poder" pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), anunciou, domingo, a instância reitora do futebol continental.
O anúncio foi feito depois de uma reunião por videoconferência do comité de emergência da CAF convocada pelo presidente interino, o Congolês Constant Omari.
Também segue-se à suspensão, dois dias depois, pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da sentença pronunciada contra si pela FIFA.
A sua suspensão pela FIFA impedia-o de execer qualquer atividade ligada ao futebol, por cinco anos, incluindo a sua candidatura à sua própria sucessão.
Ahmad Ahmad interporá finalmente um recurso junto do TAS, que suspenderá provisoriamente a medida, enquanto se aguarda por um pronunciamento, a 3 de março próximo, sobre a sua elegibilidade, pela segunda vez, ao cargo de presidente da CAF, durante um escrutínio, 12 do mesmo mês, em Rabat (Marrocos).
Além disso, a propósito da sua candidatura, de acordo com um comunicado publicado domingo pela CAF, Ahmad, “ respeitoso dos procedimentos da instituição, vai contactar a Comissão de Governação (...) a partir desta segunda-feira."
Quatro candidatos estão nesta corrida para a cadeira de presidente da CAF, designadamente um Senegalês, Augustin Senghor, um Mauritano, Ahmed Yahya, um Ivoiriense, Jacques Anouma, e um Sul-Africano, Patrice Motsepe.
Ao felicitiar « calorosamente a direção interina que realizou de forma brilhante a organização do Campeonato Africano das Nações (CHAN), reservado aos jogadores africanos locais”, Ahmad Ahmad anunciou que ele vai dirigir, até ao seu termo, esta magnífica competição continental e permitir o triunfo do futebol.”
-0- PANA BKN/JSG/FK/DD 1fev2021