Joanesburgo, África do Sul (PANA) - O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, realçou esta quinta-feira a “contribuição enorme” de Stanley “Screamer” Tshabalala, ex-treinador dos Mamelodi Sundowns (equipa sul-africana de futebol) para o desenvolvimento e o crescimento do futebol deste país, soube a PANA de fonte desportiva.
Falando por ocasião do falecimento de Tshabalala, Motsepe disse que este contributo enorme é reconhecido por todos aqueles envolvidos e associados ao futebol da África do Sul durante muitos anos.
"É reconhecido como o pai do estilo “graxa para calçados e piano”, lançado quando era o treinador principal dos Mamelodi Sundowns (1992), e representava o melhor do futebol sul-africano e africano. Ocupará sempre um lugar especial nos nossos corações", homenageou.
Motsepe apresentou finalmente as suas sinceras condolências à família de Tshabalala, ao presidente dos Orlando Pirates (equipa sul-africana de futebnol) e à Federação Sul-Africana de Futebol (SAFA, sigla em inglês), assim como à toda família do futebol no país.
Tshabalala foi o primeiro treinador da Bafana Bafana, equipa nacional de futebol sénior da África do Sul, depois da sua readmissão na família futebolística em 1992.
Durante a sua carreira, jogou nos Orlando Pirates FC e foi diretor técnico do Kaizer Chiefs FC, igualmente uma equipa sul-africana de futebol.
-0- PANA VAO/MA/MTA/JSG/DD 18julho2024