Presidente da CAF homenageia Kenneth Kaunda
Lusaka, Zâmbia (PANA) - O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, a exprimiu a sua consternação pela morte do antigo chefe de Estado Zâmbia, Kenneth Kaunda, que “foi um pai para todos nós no continente africano".
"Nestes momentos dolorosos e em nome da CAF, gostaria de apresentar ao povo zambiano os nossos sinceros pêsames", declarou numa mensagem.
Para Mostepe, o Presidente Kaunda foi “um verdadeiro estadista africano, um homem de princípios que desempenhou um papel na libertação e progresso não só da Zâmbia, mas de várias outras nações africanas”.
“E nós, os Sul-africanos, estaremos sempre em dívida para com ele e o povo zambiano, pelas suas contribuições e sacrifícios a favor e a nossa democracia”, realçou.
No mundo do futebol, prosseguiu, o apoio do Presidente Kaunda ao "KK 11" levou à crescente popularidade do futebol como desporto nacional da Zâmbia.
O responsável máximo da CAF considera, por isso, uma justa homenagem ao legado do Presidente Kaunda que a Zâmbia se faça representar no torneio olímpico de futebol feminino deste ano, em Tóquio.
No seu entender, trata-se de um grande estadista que deixou este mundo, mas que “continuará sempre a viver nos nossos corações e mentes”.
"Que a amizade e os pensamentos de toda a família do futebol africano tragam algum reconforto à nação zambiana neste momento difícil", concluiu Motsepe.
-0- PANA VAO/BAI/JSG/SOC/DIM/IZ 19junho2021