Dakar, Senegal (PANA) - O multimilionário sul-africano e presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, anunciou terça-feira, em Abidjan, que ele vai financiar com os seus próprios recursos o campeonato pan-africano interescolar de futebol, no valor de 10 milhões de dólares americanos.
A prova vai ser lançada entre 2022 e 2023, em colaboração com a Federação Internacional de Futebol (FIFA).
A doação dos 10 milhões de dólares americanos provirá da fundação Motsepe.
Em visita à Côte d’Ivoire, o presidente da CAF lembrou que a futura competição envolverá rapazes e raparigas de 12 a 14 anos de idade e se realizará “primeiro a nível nacional através das federações nacionais, depois a nível zonal com a organização de seis torneios regionais que servirão de fases qualificativas para o torneio final”, de acordo com a instância reitora do futebol africano.
Numa primeira fase, serão organizados torneios nacionais pilotos, em alguns países como o Benin ou a RD Congo.
De acordo com a CAF, os torneios de qualificação disputam-se entre maio e dezembro de 2021, enquanto as finais estão previstas para fevereiro de 2022 e a primeira edição completa do campeonato pan-africano interescolar de futebol CAF-FIFA, com todos os países do continente, decorrerá entre 2022 e 2023.
O torneio servirá para as escolas vencedoras se dotarem de infraestruturas, instalações e equipamentos académicos favoráveis ao desenvolvimento do futebol e da educação.
-0- PANA BKN/JSG/FK/IZ 05maio2021