Presidente da CAF acha fundamental financiamento para sucesso de futebol no continente
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O novo presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, declarou terça-feira que o financiamento é fundamental para o sucesso do futebol no continente.
Motsepe fez estes pronunciamentos quando apresentava terça-feira seus planos para o futuro do futebol no continente, soube a PANA de fonte oficial.
O bilionário sul-africano confirmado à frente da disse nessa ocasião que "é importante para o futebol sul-africano atingir o seu potencial como todos os outros países africanos."
“No próximo Mundial e também nos futuros Mundiais, queremos que as nações africanas sejam competitivas. É por isso que isto consta do nosso manifesto. Desekamos que uma seleção africana ganhe um campeonato mundial”, declarou o novo homem forte da CAF.
Acrhou importante envolver o setor privado no futebol africano e que "as empresas devam patrocinar torneios de futebol em todo o continente."
Em fevereiro último, Motsepe revelou um plano de 10 pontos para desenvolver o desporto em todo o continente.
O magnata mineiro, de 58 anos de idade, disse pretender mudar a sede da CAF do Cairo (Egito) para Joanesburgo (África do Sul).
Motsepe, cuja fortuna estima-se em dois bilões de dólares americanos, é o fundador e presidente executivo da African Rainbow Minerals, que possui interesses na expçoração de ouro, de metais ferrosos, de metais básicos e da platina.
Ele faz parte do conselho de administração de várias empresas, principalmente como presidente não executivo da Harmony Gold, a 12.ª maior empresa de mineração de ouro do mundo.
Em 2003, ele tornou-se mo proprietário do clube de futebol Mamelodi Sundowns, em Pretória (capital do país).
Em 2012, ele foi eleito a pessoa mais rica da África do Sul, tendo-se juntado, no ano seguinte, ao The Giving Pledge, prometendo dar metade da sua fortuna a causas de caridade.
-0- PANA CU/AR/MTA/IS/MAR/DD 16março2021