Presidente da Autoridade da Imprensa raptado na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente da Autoridade da Imprensa Líbia, Mohamed Baiyou, foi sequestrado na noite de terça-feira, em Tripoli, depois de receber ameaças do líder de um grupo armado baseado na capital líbia, anunciaram fontes concordantes.
O rapto acontece depois de Baiyou divulgar uma gravação sonora de uma ligação com o comandante da "Brigada Revolucionária de Tripoli (BRT)", Ayoub Abou Ras, que qualificou numa publicação na sua página Facebook de “mensagem de ameaça”, antes de anunciar em outro post que “os criminosos agora atacam a minha casa em Tripoli”.
A página Facebook da BRT publicou posteriormente uma foto de Mohamed Baiyou, onde aparece o logotipo do batalhão atrás dele, indicando que está num dos seus quartéis-generais.
Elementos armados da BRT estão posicionados defronte ao edifício da rádio e da televisão da Líbia, na zona Tarik al-Chatt de Tripoli, onde se encontra o escritório de Mohamed Baiyou.
O presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio, Fayez al-Sarraj, emitiu um decreto, a 9 de setembro passado, nomeando o jornalista Mohamed Baiyou como chefe da Autoridade de Imprensa da Líbia, uma decisão que suscitou a polêmica entre alguns profissionais da imprensa, ativistas e partidários da revolução de 17 de fevereiro de 2011.
Membros do Conselho Presidencial contestaram a nomeação, pedindo a sua anulação.
Mohamed Baiyou trabalhou sob o antigo regime de Muammar Gaddafi, mas ficou no país nos últimos anos.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 21out2020