Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Assembleia Nacional contra censo da população na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O presidente da Assembleia Nacional da Mauritânia, Messaoud Ould Boulkheir, pediu a cessação do censo geral da população, considerando que esta operação constitui "uma ameaça" à coesão e à unidade do país.

Numa alocução pronunciada domingo à noite por ocasião da abertura duma sessão extraordinária do Parlamento, o responsável da instituição legislativa pediu « com insistência » ao Governo para rever esta operação que, segundo ele, suscita, inúmeras interrogações e protestos em várias cidades.

O presidente da Câmara Baixa do Parlamento referia-se nomeadamente aos recentes acontecimentos em Kaédi, a 430 quilómetros a sudeste da capital, Nouakchott, e que causaram várias cenas de violência.

Messaoud Ould Boulkheir lançou igualmente « um apelo urgente a todos os cidadãos para o regresso da paz e do diálogo com vista a resolver todos os problemas nacionais ».

Este recenseamento geral da população, em curso desde 6 de maio de 2011, é contestado pelas populações negras da Mauritânia, que o julgam « discriminatório » e vêem nele uma tentativa de rejeição da sua nacionalidade.

Assim, várias manifestações são regularmente organizadas para exigir a sua cessação.

-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 26set2011