Brazzaville, Congo (PANA) - O ministro gabonês dos Negócios Estrangeiros, Alain Claude Bilie-By Nze, entregou ao Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, em Brazzaville, o relatório do Comité de Pilotagem da reforma da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), anunciou esta quinta-feira a rádio pública congolesa.
O documento foi-lhe transmitido pelo seu homólogo gabonês, Ali Bongo Ondimba, que preside atualmente à Comunidade.
"O Comité de Pilotagem da Reforma da CEEAC trabalhou durante vários meses com a contribuição dos ministros de 11 Estados-membros da Comunidade”, declarou Claude Bilie-Bye Nze, no termo da audiência.
Segundo ele, cinco textos fundamentais foram adotados, incluindo o tratado de revisão da Comunidade, o protocolo de paz e segurança, o quadro orgânico, o regulamento financeiro e o estatuto do pessoal da Comunidade.
Caberá então à parte congolesa examinar estes documentos e fazer as emendas a serem transmitidas ao Comité de Pilotagem da Reforma da CEEAC.
Esta reforma visa dar um novo impulso à CEEAC, melhorando o seu funcionamento a favor da sua população e acelerando a integração regional.
A CEEAC agrupa 10 Estados-membros, designadamente Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Congo, República Democrática do Congo, Gabão, Guiné Equatorial, Rwanda, São Tomé e Príncipe e Tchad.
-0- PANA MB/TBM/FK/IZ 18out2019