Agência Panafricana de Notícias

Presidente congolês quer desenvolvimento em paz na África do Norte

Brazzaville, Congo (PANA) – O chefe do Estado congolês, Denis Sassou-Nguesso, desejou quarta-feira em Brazzaville que os países da África do Norte se desenvolvessem em paz, segurança e estabilidade, após as mudanças de regimes ocorridos nestes países.

"Estas mudanças, fruto das aspirações dos povos à liberdade, à justiça e à democracia, modificaram radical e profundamente a ordem social e política dos países em causa", reconheceu o Presidente congolês, no seu discurso por ocasião da cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo pelo corpo diplomático.

Denis Sassou Nguesso apelou ao povo líbio para se unir a fim de que as tarefas de reconstrução, reconciliação nacional, paz e segurança se realizem em concórdia.

Por aouto lado, ele saudou com "fervor e entusiasmo" o nascimento da República do Sudão-Sul.

"Manifestamos o nosso apoio total a este país que faz os seus primeiros passos no concerto das nações enquanto país independente, e pedimos ardentemente à comunidade internacional para lhe prestar o acompanhamento e a ajuda necessários ao seu pleno desenvolvimento", disse o estadista congolês.

Por outro lado, Sassou-Nguesso congratulou-se com o enraizamento progressivo da democracia em África como o demonstra a realização, em 2011, de várias eleições em diversos países do continente.

"Apesar de serem, às vezes, portadores de germes de violência e de insegurança, todos os processos eleitorais que tiveram lugar no ano transato se concretizaram de maneira mais ou menos satisfação", ressaltou o chefe de Estado congolês, citando a República Democrática do Congo como exemplo.

-0- PANA MB/JSG/CJB/DD 5jan2012