Kinshasa, RD Congo (PANA) - O chefe do Estado congolês, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, promulgou, neste fim de semana, a lei sobre a prorrogação, pela sétima vez, por um período de 15 dias, do estado de sítio em Kivu-Norte e Ituri (leste), soube a PANA de fonte oficial.
Tshisekedi promulgou esta legislação aepartir da embaixada da RD Congo em Roma, na Itália, onde se enconrtra na sua qualidade de Presidente em exercício da União Africana (UA), no quadro da 47.ª edição do Fórum “Ambrosetti” sobre a Economia Mundial.
O decreto desta lei foi lida sexta-feira última, nas antenas da Rádio Ttelevisão Nacional Congolesa (RTNC).
Trata-se da sétima prorrogação do estado de sítio nas províncias de Ituri e Kivu-Norte, a fim de permitir ao exército pôr termo ao ativismo de grupos armados, tants locais como estrangeiros, nesta parte do país.
O projeto de lei sobre a prorrogação pela sétima vez do Estado de sítio foi adotado nesta semana, no Senado em segunda leitura.
Duzentos e oitenta e ser 287 sete depois utados votantes pronunciaram-se a favor do projeto de lei, dois votaram contra e dois outros abstiveram-se.
-0- PANA KON/JSG//FK/DD 5set2021