Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente do Comité de Alto Nível da União Africana (UA) para a Líbia, Denis Sassou Nguesso, propõe uma preparação preliminar para o lançamento de de uma "grande conferência de reconciliação que inclua todas as camadas representativas do povo líbio", soube a PANA de fonte oficial.
A proposta foi apresentada domingo último à noite pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da República do Congo Brazzaville, Jean-Claude Gakosso, ao seu homólogo líbio, Al-Tahar al-Baour, durante uma reunião entre os dois diplomatas em Trípoli, disse um comunicado oficial líbio.
Esta proposta de Sassou Nguesso, chefe do Estado congolês, segue à demissão a 16 de abril último, do representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU) para a Líbia, Abdoulaye Bathily.
Justificando a sua decisão, Bathily lamentou que a inclusiva conferência de reconciliação nacional, se realizaria sob a égide da UA em Sirtes (centro líbio) a 28 de abril fosse adiada novamente devido a divisões entre líderes líbios.
Achou "desanimador" ver indivíduos colocarem os seus interesses pessoais acima dos do seu país.
Considerou "egoista" a determinação dos mesmos a manterem a situação tal como esá com manobras dilatórias.
Defendeu que o processo dever dar lugar a uma acordo político baseado em negociações e compromissos.
-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/DD 6maio2024