Agência Panafricana de Notícias

Presidente congolês promete amnistiar Pascal Lissouba

Brazzaville- Congo (PANA) -- O chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, prometeu sexta-feira em Brazzaville encarregar o seu Governo de apresentar, antes do fim deste ano, um projecto de lei de amnistia a favor do ex-Presidente Pascal Lissouba (1992-1997).
"Por razões humanitárias, eu encarregarei o Governo de elaborar e submeter ao Parlamento, antes do fim deste ano, um projecto de lei da amnistia para o Presidente Pascal Lissouba", declarou Sassou Nguesso, no discurso da sua investidura diante de vários chefes de Estado africanos que vieram assistir a esta cerimónia.
Em 1999, a Justiça congolesa condenou o ex-Presidente Lissouba à prisão perpétua por "crime económico", por ter vendido por três dólares o barril de petróleo à empresa norte-americana OXY, com vista a organizar eleições legislativas antecipadas de 1993.
Lissouba está exilado em França desde o fim da guerra de 1997 que opôs os seus apoiantes aos de Sassou Nguesso que venceu a batalha com o apoio das Forças Armadas Angolanas.