Agência Panafricana de Notícias

Presidente congolês prioriza paz para desenvolvimento do país

Brazzaville, Congo (PANA) – O Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, afirmou em Brazzaville, numa mensagem de fim de ano à Nação transmitida pela rádio e pela televisão, que o desenvolvimento das políticas do seu Governo está condicionado à preservação da paz e da segurança no seu país antes abalado por guerras civis e pela instalibidade.

« O nosso engajamento para a paz e a segurança total deve permanecer inalterável », disse o chefe de Estado congolês sexta-feira à noite, acrescentando que a paz e a segurança devem ser imperativamente preservadas e consolidadas por cada um para o conjunto do povo.

« Para que possamos avançar em todos os domínios do desenvolvimento, para que tenhamos progresso e felicidade, precisamos primordialmente da paz, da segurança e da estabilidade », sublinhou Sassou Nguesso.

«Mencionarei, sem ser exaustivo, que as políticas económicas e sociais de 2011 priorizam a agricultura, a sua mecanização e a sua estruturação como base da indústria na reabilitação das vias de comunicação, nas infraestruturas de produção e de distribuição de água e de eletricidade », declarou Sassou Nguesso.

A construção de escolas, de centros de saúde e de alojamentos sociais, a melhoria do poder de compra das famílias e das condições de vida da população e a modernização da força pública fazem igualmente parte destas políticas.

« Devo insistir na disciplina, no rigor e na dedicação dos que têm a tarefa de aplicar estas polítcas. Não deixarei de dizer que sem disciplina, sem rigor e sem dedicação ao trabalho não haverá nunca êxito ou êxito grandioso », disse o dirigente congolês.

« Portanto, convido todos os agentes do Estado e os outros atores socioeconómicos a demostrar responsabilidade, boa organização e abnegação no exercício das suas funções. O progresso, a modernização e a industrialização do nosso caro Congo dependem disso », insistiu.

« O nosso engajamento para a paz e a segurança total deve permanecer inalterável », disse o chefe de Estado congolês, acrescentando que a paz e a segurança devem ser imperativamente preservadas e consolidadas por cada um para o conjunto do povo.

« Para que possamos avançar em todos os domínios do desenvolvimento, para que tenhamos progresso e felicidade, precisamos primordialmente da paz, da segurança e da estabilidade », sublinhou Sassou Nguesso.

Relativamente ao ano que termina, Sassou Nguesso indicou que ele foi « frutuoso para o Congo ». A título de exemplos, ele citou, entre outros, a anulação da maior parte da dívida pública que corresponde ao levantamento dum obstáculo no caminho do desenvolvimento, a melhoria da situação económica com uma taxa de crescimento notável de mais de 10 porcento e a resolução dos tratamentos dos agentes do Estado e a adoção de numerosas medidas sociais proveitosas para todos.

« Na história do nosso país, vamos reter sem dúvida 2010 como um grande ano que permitiu estabelecer as bases para a execução do nosso ambicioso programa de desenvolvimento nacional », concluiu.

-0- PANA MB/TBM/SOC/MAR/TON 1Janeiro2010