Agência Panafricana de Notícias

Presidente congolês na cimeira da CEEAC

Brazzaville, Congo (PANA) – O chefe de Estado congolês, Denis Sassou N'guesso, deixou esta segunda-feira Brazzaville para N'Djamena, no Tchad, para participar numa cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) sobre a crise político-militar na República Centroafricana (RCA).

Trata-se da quinta cimeira extraordinária desta organização regional consagrada à situação na RCA desde a destituição do Presidente François Bozizé, a 24 de março de 2013, pela coligação rebelde Séléka.

Investido como Presidente de transição, a 18 de agosto último, Michel Djotodia não consegue conter os elementos que semeiam a desordem e levam a cabo exações.

Algumas localidades estão ameaçadas por violências intercomunitárias, enquanto a situação humanitária se deteriou consideravelmente durante os últimos meses.

A força africana MISCA, que tem por principal papel desarmar os combatentes incontrolados, ainda não está completa, e França acaba de propor um apoio militar para restaurar a ordem na RCA.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 21out2013