Agência Panafricana de Notícias

Presidente congolês justifica suspensão do Festival Pan-africano de Música

Brazzaville, Congo (PANA) – O chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, justificou segunda-feira a sua decisão de suspender o oitavo Festival Pan-africano de Música (FESPAM), após a morte de sete pessoas em empurrões sábado à noite no estádio Félix Eboué, na abertura desta manifestação cultural.

« Acabava de saudar o nosso irmão Youssou Ndour, um artista que honra África, vindo aqui para participar no FESPAM. Conversei rapidamente com ele a respeito do drama que ocorreu no estádio Eboué na abertura do FESPAM. Disse-lhe que a vida era feita de altos e baixos. Decidi a partir de lá onde estava pôr termo ao desenrolar do festival", disse Nguesso.

Segundo o estadista congolês, o seu interlocutor "compreendeu (a decisão), porque o FESPAM é festa, e festa no luto faz um pouco de desordem. E ele (Youssou Ndour) compreendeu como humanista, grande africano”.

« Desejaria aproveitar esta ocasião para apresentar as minhas condolências às famílias enlutadas por este drama », indicou Nguesso durante uma conferência de imprensa.

Inquéritos estão em curso para se apurar as responsabilidades pelo drama de sábado.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 12julho2011