Agência Panafricana de Notícias

Presidente congolês inaugura novo hospital na capital

Brazzaville- Congo (PANA) -- O chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, inaugurou, quarta-feira, num bairro popular da capital Brazzaville, um hospital de 100 camas estimado em três biliões e 316 milhões de francos CFA (mais de seis milhões e 600 mil dólares americanos), constatou a PANA no local.
Erigido em Bacongo, no bairro sul, o hospital foi construído conjuntamente por duas empresas congolesas e pela Beijing Construção da China.
"Os trabalhos, que duraram cinco anos, foram inteiramente financiados pelo orçamnto do Estado congolês", indicou o delegado-geral para os grandes trabalhos, Jean-Jacques Bouya.
O novo hospital, que vai empregar 220 agentes, comporta três edifícios que acolhem os serviços de emergência, radiologia, cirurgia, laboratório de análises, neonatologia e gabinetes.
"Para reforçar as suas capacidades operacionais, está prevista a instalação duma morgue, bem como de dispositivos de alimentação em fluidos e gás médicos para os cuidados intensivos e um bloco dos prematuros", segundo Bouya.